![]() |
| Site do Flu lembra a conquista da Copa Rio de 52 |
O Fluminense comemora nesta terça-feira os 60 anos da conquista invicta da Copa Rio. A competição teve duas edições, em 51, vencida pelo Palmeiras, e 52, pelo Tricolor. A nota oficial do clube diz que, se a base for "exclusivamente o que diz a Fifa", o título não pode ser considerado mundial. O sentimento dos tricolores, no entanto, é diferente.
Sobrou até uma alfinetada para o Flamengo, campeão da Copa Toyota em 1981. A publicação diz que a entidade reconhece apenas os mundiais conquistados por Corinthians (2000), São Paulo (2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008), Barcelona (2009 e 2011) e Internazionale (2010). "Tudo que se disputou antes disso, como a Copa Intercontinental de Clubes, a Copa Toyota e a Copa Rio, não é considerado pela entidade como um campeonato mundial".
Os participantes da Copa Rio eram escolhidos por terem sido campeões nacionais. Em 1952, como não havia o Brasileiro, Fluminense, campeão carioca de 51, e Corinthians, que ganhou o Paulista de 51, foram os representantes. Participaram também outros vencedores nacionais da América do Sul e da Europa: Peñarol (Uruguai), Sporting (Portugal) e Grasshopper (Suíça). Juventus (Itália) e Racing (Argentina) foram chamados, mas não compareceram. Em seus lugares, entraram Libertad (segundo colocado no Campeonato Paraguaio de 52), o FC Saarbrücken (segundo colocado no Campeonato Alemão de 52) e o Austria Viena (segundo colocado no Campeonato Austríaco de 52)
Na primeira fase, o Flu empatou com o Sporting, venceu o Grasshopper por 1 a 0 e o Pañarol por 3 a 0. Nas semifinais, bateu o Austria Viena por 1 a 0 e 5 a 2. Nos jogos finais, contra o Corinthians, venceu o primeiro por 2 a 0 e garantiu a conquista com um 2 a 2 no segundo.
O time-base do Fluminense, comandando por Zezé Moreira, tinha: Castilho, Píndaro e Pinheiro; Jair Santana, Édson e Bigode; Telê, Didi, Marinho, Orlando e Quincas. Participaram ainda da campanha os jogadores Róbson, Simões, Villalobos, Lino, Carlyle e Nestor.
