Data de nascimento: 27 de Agosto de 1977
Local de nascimento: São Bernardo do Campo (SP),
Nacionalidade Luso-brasileiro
Altura1,74 m
Pé Destro
Apelido Mago, Mágico, Maestro
Titulos:
Campeonato Brasileiro: 2010, 2012Titulos:
Taça Guanabara: 2012
Campeonato Carioca: 2012
2010
Em 7 de agosto de 2010, após uma longa negociação, Deco conseguiu ser liberado por seu clube para, enfim, ser anunciado pelo Fluminense. O jogador foi apresentado no dia 9 de agosto e usa a tradicional camisa 20.
Sua estreia foi contra o Vasco da Gama, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. O camisa 20 entrou aos 29 minutos do segundo tempo e teve uma boa atuação. Já o seu primeiro gol com a camisa tricolor aconteceu 2 jogos depois, contra o São Paulo, no empate por 2 a 2 na 17ª rodada do Brasileirão. Durante o resto do ano, as lesões em série o atrapalharam a se firmar no time que acabou terminando campeão da competição.
No ano seguinte, não conseguiu uma sequência de jogos no estadual devido a uma nova lesão que o tirou dos 3 primeiros jogos da Libertadores de 2011, mas na sua estreia na competição, saiu do banco e foi responsável direto pela vitória de virada do Tricolor por 3 a 2 contra o América, com uma assistência e um gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo, o que manteve o time vivo na competição.
[editar]2011
No segundo semestre de 2011, Deco conseguiu uma boa sequência de jogos no Fluminense durante o returno do Brasileirão, sendo fundamental na boa campanha que garantiu uma arrancada ao 3º lugar na competição. Renovou o contrato por mais 1 ano e declarou amor ao clube, além de alcançar o Top 5 de melhores meias do Troféu Armando Nogueira, ganhando também o prestígio da torcida.
[editar]2012
Fez 5 assistências nos dois jogos entre a 5º e 6º em 16 de junho e 24 de junho, nos jogos contra o Atlético Goianiense e Portuguesa os dois em vitórias por 4 a 1 fora e dentro de casa.
Nesse ano Deco fez um gol no brasileiro na vitória por 4 a 1 sobre o Atlético Goianiense, fez 3 gols no Campeonato Carioca contra o Vasco, Boavista e Macaé, e 1 gol na Copa Santander Libertadores contra o Boca Juniors na vitória por 2 a 1.
Em 30 de setembro de 2012, após uma cobrança de escanteio, Deco lançou a bola para Fred, com um toque de bico e Fred mandou de voleio e a bola entrou, marcando o gol da vitória tricolor por 1 a 0, naquele que foi o segundo Fla-Flu do ano. Recebeu uma homenagem do seu ex-clube o Barcelona
em 16 de dezembro, na partida contra o Atlético de Madrid.
Em 18 de janeiro, Deco sofreu estiramento no músculo da coxa direita o que o deixou fora por tempo indeterminado. Em outubro de 2012, Deco disse ter sido escudo de Messi, falou que Messi já era diferenciado desde muito jovem e que ao lado de Ronaldinho atuou como uma espécie de escudo do argentino, protetor mesmo, já que os companheiros se irritavam com a ousadia do menino de então 17 anos e tentavam pará-lo na base da agressão.